A Definição do Espírito Aventureiro Extremo. A Tiger 1200 Rally Explorer sempre foi sinônimo de poder e capacidade em longas distâncias.
Contudo, com o lançamento da Tiger 1200 Rally Explorer, a fabricante britânica elevou o conceito de big trail de alta cilindrada a um novo patamar de excelência.
Com isso, especificamente desenhado para os aventureiros que buscam o mais desafiador terreno off-road.
Dessa forma, esta versão topo de linha da família Tiger 1200 não é apenas uma motocicleta; é uma máquina de expedição completa, que combina tecnologia avançada, desempenho brutal e uma autonomia inigualável.
O Gigante com tanque extra – autonomia sem limites
A principal distinção da Tiger 1200 Rally Explorer reside no seu impressionante tanque de combustível de 30 litros.
Enquanto as demais versões da linha 1200 utilizam um tanque de 20 litros, esta capacidade estendida é o que confere à Explorer a sua vocação para o “explorar” em seu nome.
Consequentemente, os pilotos podem se aventurar por regiões remotas com a tranquilidade de uma autonomia significativamente maior, muitas vezes superior a 600 km, dependendo das condições de pilotagem. Vídeo.
Além disso, essa capacidade não veio às custas da dirigibilidade. Pelo contrário, a Triumph desenvolveu o novo chassi e o motor T-Plane de forma a centralizar a massa, mantendo a moto surpreendentemente ágil e equilibrada para o seu porte.
Afinal, o peso total, embora maior devido ao tanque, é otimizado pela leveza da estrutura em comparação com a geração anterior.
Desempenho Imponente e Tecnologia de Ponta
No coração da Tiger 1200 Rally Explorer pulsa o motor tricilíndrico T-Plane de 1.160 cc, que entrega 150 cv de potência e 13,2 kgf.m de torque.
O virabrequim T-Plane confere ao motor as características de um bicilíndrico em baixas rotações (mais tração no off-road).
E, com o desempenho de um tricilíndrico em alta (mais potência e suavidade em estrada).
Portanto, o som inconfundível e a entrega de potência linear e controlável são diferenciais cruciais para o uso misto.
A eletrônica embarcada
Neste contexto, a eletrônica embarcada é a mais sofisticada da Triumph. A Tiger 1200 Rally Explorer vem equipada de série com a Suspensão Semiativa Showa, um sistema que ajusta a compressão e o retorno automaticamente em tempo real.
Similarmente, o conjunto inclui a Unidade de Medição Inercial (IMU) que gerencia o ABS.
Além disso, o Controle de Tração otimizados para curvas (Cornering ABS e TC).
Adicionalmente, o piloto pode escolher entre seis modos de pilotagem, incluindo o “Off-Road Pro”, que desativa o ABS e o controle de tração, dando total controle ao piloto experiente.
O painel TFT de 7 polegadas com conectividade My Triumph e o quickshifter bidirecional (Troca Rápida de Marchas) são recursos de série que elevam a experiência de pilotagem.
Pronta para a Batalha – Foco Total no Off-Road
A Tiger 1200 Rally Explorer é inequivocamente a versão mais preparada para o fora de estrada da família 1200.
Isso é evidenciado pela sua configuração de suspensão de longo curso (220 mm em ambas as rodas).
E, também, pelas rodas raiadas tubeless, com a combinação clássica de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira.
Essa especificação é ideal para absorver grandes impactos e transpor obstáculos com facilidade.
Para aprimorar ainda mais a experiência de aventura, a Explorer incorpora um pacote completo de itens de série que em outras versões seriam opcionais.
Por exemplo, a motocicleta vem de fábrica com protetor de cárter de alumínio, barras de proteção do motor e do tanque.
Como também, assentos e manoplas aquecidos, e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).
Tudo isso garante que a moto esteja pronta para enfrentar qualquer clima ou terreno logo ao sair da concessionária.
O radar de ponto cego (Blind Spot Radar) no sistema de assistência ao condutor é uma adição de segurança passiva extremamente valiosa.
Uma aventureira sem concorrentes diretos
Em suma, a Tiger 1200 Rally Explorer é a materialização do que há de mais avançado em motociclismo de aventura, focada em viagens de longo curso e expedições off-road extremas.
A combinação de um motor potente e versátil, o revolucionário tanque de 30 litros.
Suspensões semiativas de longo curso e um pacote eletrônico de ponta a coloca em uma categoria própria.
Consequentemente, para o motociclista que sonha em cruzar continentes e desbravar o desconhecido, a Rally Explorer é, de fato, a ferramenta definitiva.
Com efeito, ela não apenas convida o aventureiro a ir mais longe, mas garante que ele chegue lá com o máximo de capacidade e conforto.
Mas também, solidificando a Tiger 1200 Rally Explorer como o pináculo da exploração sobre duas rodas.