De acordo com a Constituição Federal de 1988, Estado Democrático de Direito, que tem, dentre seus objetivos fundamentais, (…), como exemplo, os direitos das mulheres.
Reivindicações
O vocábulo Direitos das mulheres faz referência aos direitos objetivos reivindicados para as mulheres em diversas partes do mundo.
Em algumas partes do mudo esses direitos são institucionalizados por lei, porém em outras partes não são reconhecidos, por isso, devemos lutar pelos direitos delas.
Diante disso, não são poucos os esforços dos movimentos de mulheres em busca dos direitos, que é de suma importância para a sobrevivência feminina, como também, conquistar o espaço de cada uma em sociedade.
Como exemplo, serão asseguradas às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, … (Art. 3º, 11.340/2006, BRASIL)
Dessa forma, as mulheres têm o direito de viver e exercer o papel que melhor lhe convém em uma sociedade e nela conviver e interagir com os semelhantes no mudo que nos pertencem.
Em vista disso, questões relacionadas aos direitos das mulheres, por exemplo, o direito de exercer cargo público, direito à integridade e autonomia dos corpos, a salário justo e igualitário e educação, …
O acesso ao crescimento é de todos os seres humanos! Faça valer o seu direito!
Mulheres na sociedade e direito de acesso ao trabalho
Assim sendo, o esporte, o lazer, o trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, o respeito e à convivência familiar e comunitária, faz parte dos direitos das mulheres.
Quanto o homem como também a mulhar tem os mesmos direitos e espaço em sociedade.
De acordo com o exposto, devemos combater quaisquer tipos de violência doméstica e familiar, porque não é justo que em um mundo contemporâneo ainda há desigualdade em ambiente de trabalho…
As mulheres têm o direito de reunir-se e discutir sobre seus interesses profissionais, individuais e coletivos.
Seja no coletivo ou individual, busque sempre os seus direitos.
A presença feminia em qualquer ambiente é marcante.
Assim como fazer o que gosta, fazer o que é melhor para sua vida, guiar seu próprio caminho, conduzir sua vida e prosprerar.
Dispositivos normativos
Com o propósito de efetivar os direitos supracitados, há vários dispositivos legislativos referentes aos Direitos Humanos, com enfoque nos direitos das mulheres.
A Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a mulher, mais conhecida como Convenção de Belém do Pará.
Comissão Interamericana de Mulheres (CIM) da Organização dos Estados Americanos.
Diante do mundo que vivemos, a criação de normas é um ponto primordial para fezer cumprir, fazer efetivar aquilo que é de direito e que todos possam viver em armonia.
Com o objetivo de concretizar os Direitos Humanos, devemos fazer valer todos os dipositivos normativos que estão em vigor.
Os Direitos Humanos são inerentes a todos os seres humanos, sem distinção de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição, conforme a Declaração Universal de Direitos Humanos.
Diante disso, devemos respeitar os Direitos Humanos e a dignidade humana.
De acordo com instrumentos normativos, devemos fazer, conduzir e guiar para que todos os direitos sejam efetivados.
Políticas públicas
Em virtude de acontecimentos históricos, foi necessário implantar políticas públicas com o objetivo de efetivar direitos dos mais desfavorecidos.
Portanto, exerça o seu direito, conquiste o seu espaço!
Mulher, descubra o seu potencial e execute com dedicação. Busque sempre o melhor para sua voda.
Sempre faça o melhor para você em todos os objetivos. Vá em busca de crescimento e espaço em qualquer profissão.
Assim, alcançaremos um mundo mais adequado, conveniente, apropriado, com mais amor e respeito para com o próximo.
Não se limite!